MOVIMENTO TRÂNSITO BRASIL
A municipalização do trânsito, ou seja, a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), foi introduzida como responsabilidade dos gestores de cidades através do CTB, Código de Trânsito Brasileiro. Dessa forma, os Municípios adquirem a responsabilidade sobre o trânsito, através da criação de Órgãos Executivos Municipais de Trânsito.
As prefeituras tornam-se responsáveis pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Assumem as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.
O Movimento Trânsito Brasil visa proporcionar soluções e estudos pertinentes de legislação, educação, projetos de captação de recursos e engenharia de trafego para essas cidades.
O município participante terá acesso a uma rede com os maiores especialistas de trânsito do país proporcionando soluções inteligentes e de apoio para a gestão e planejamento do trânsito.
O Movimento Trânsito Brasil será um canal permanente de interlocução e propostas que representem o setor.